Seria possível se afogar na areia movediça se você caísse de cabeça e não conseguisse se desvirar e colocar a cabeça acima da superfície, mas já vou avisando que é raro a areia movediça ser tão funda assim. O mais provável é que, se você cair, flutue de volta à superfície. No entanto, a relação da areia para a água pode variar e fazer que em alguns poços de areia movediça seja mais fácil flutuar do que em outros.
"Da mesma maneira, se a areia movediça fosse funda demais, com você afundando até a cintura, seria bem difícil sair de lá, assim como é difícil sair do concreto molhado", diz Rick Wooten, geólogo sênior da área de Perigos Geológicos e Engenharia do Centro de Pesquisas Geológicas da Carolina do Norte (em inglês). "O peso da areia movediça certamente dificultaria os movimentos se você tivesse afundado até qualquer parte acima dos joelhos."
"Quando alguém pisa na areia movediça, o peso dessa pessoa faz que ela afunde, assim como afundaria se tivesse pisado em um lago", afirma Dumouchelle. "E a tendência é afundar se tentar se debater. Por outro lado, se relaxar e tentar deitar com a barriga para cima, o normal é flutuar e ser levado lentamente até um local seguro."
O problema é que, quando você tenta puxar sua perna para fora da areia, está fazendo força contra um vácuo que é criado pelo movimento, diz o "The Worst-Case Scenario Survival Handbook" (Manual de sobrevivência para as piores situações). Os autores desse livro recomendam que você se mova o mais devagar que puder para reduzir a viscosidade. Além disso, tente esticar os braços e pernas para longe do corpo e se deite para aumentar sua área de superfície e poder flutuar.
Em virtude dos filmes de ação, a areia movediça sempre terá uma conotação ruim, mas não temos porque ter medo dela na vida real. Basta manter a cabeça fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário