sábado, 17 de setembro de 2011

As maiores rivalidades no mundo business (parte 1)

Globo vs Record

A Record acusa a globo de pegar no pé deles porque a Record está passando na frente na audiência. A Rede Globo vez, se posiciona como coitadinha ao mostrar o lado negro da rede Record. É notório como a Rede Record tem crescido, os ibopes mostram que os números tem só aumentado na emissora. Seja por clonagem a sua rival ou não, pelo fato de certas programações muito parecidas com da Globo, como é o caso da Fazenda que tem rendido ótimo picos de audiência a emissora, contratação de novos profissionais para suas programações, Rede Record News, dentre outras e com isso tomando uma parcela da audiência da Globo e conseqüentemente, deixando a mesma desesperada por essa perda. Parecendo até que a Globo anda correndo o risco de ser abocanhada pelo próprio clone.

Energizer vs Duracell

Fundada em 1935, Duracell foi a primeira empresa a introduzir uma pilha alcalina no mercado, obtendo enorme sucesso devido à bateria de alto desempenho e confiabilidade como uma fonte de energia. Em 1959, a bateria Energizer, então produzida pela empresa Eveready, começou a concorrer com o seu próprio modelo alcalino. O desafio da Energizer bateu quarenta anos da agressiva concorrência, particularmente no domínio da comercialização. Quando Duracell lançou uma série de anúncios no início dos anos 1970 com o Coelho Duracell, a rival respondeu com o Coelho Energizer, que rapidamente chegou a ofuscar seu mascote rival.

Embora o Coelho Duracell ainda seja utilizado na publicidade européia, é muito menos reconhecível para os consumidores americanos do que o seu correspondente da Energizer, que se tornou um ícone do mainstream. Tendo perdido a batalha de marca símbolo, a Duracell adotou uma abordagem séria, lembrando os consumidores da onipresente, e por vezes salvando vidas, presença de sua bateria em uma ampla gama de aplicações. Energizer foi uma das maiores batalhas tecnológicas da década de 80, com os muitos Walkmen comendo pilha em cima de pilha. Hoje, um embate melhor é aquele entre suas pilhas recarregáveis.

Nestlé vs Unilever
Sob o foco mercadológico, tanto Nestlé quanto Unilever são consideradas megamarcas pelo critério Nielsen, que estabelece os seguintes requisitos para essa categorização: estar presente em pelo menos três categorias de produtos e ser comercializada ao menos em 15 dos 50 países contempladas nessa pesquisa.
A Nestlé adota a prática conhecida como “marca guarda-chuva”, na qual aparece acompanhada dos nomes das marcas referentes às categorias de produtos. Por exemplo, os alimentos à base de soja têm a marca Sollys, porém aparecem complementados com a marca guarda-chuva Nestlé. Já a Unilever utiliza a prática conhecida como “marca individual”, onde cada produto ou categoria é reconhecido apenas por sua marca. anto Rexona, como Ades e demais marcas da empresa, aparecem sem que Unilever interfira nas embalagens.

Pepsi vs Coca-Cola

Vou falar um pouco sobre a história de cada uma das marcas, a mais antiga, a Coca-Cola foi criada em 1886 pelo farmacêutico John Pemberton, que inicialmente era produzida como remédio, isso mesmo remédio, mas que depois alterou sua fórmula para tornar-se mais agradável e conquistar consumidores. Já a Pepsi, foi criada em 1898 também pelo farmacêutico Caleb Bradham, que tinha o nome de “Brad’s Drink”, e que mais tarde passou a se chamar Pepsi-Cola.
Todos sabem da imensa rivalidade existente entre as duas maiores marcas de refrigerante do mundo: Coca-Cola e Pepsi. Durante toda a história, foram desenvolvidas diversas campanhas por parte de ambas as marcas, onde, na maioria das vezes, uma marca atacava a outra. Agora imaginem quando essa guerrinha é entre a Coca-Cola (com faturamento de $ 23.1 bilhões de dólares) e a Pepsi  (com faturamento de $ 32.6 bilhões de dólares)  duas das empresas mais poderosas do mundo? A guerra pode tomar proporções catastróficas para as duas e render alguns processos para ambas até as dois perceberem que irão gastar mais dinheiro com advogados do que promovendo suas marcas.

Nike vs Adidas

Adidas e Nike vêm travando uma batalha incrível nos últimos anos em busca da soberania no mercado esportivo. As duas empresas negociam com craques consagrados, clubes de ponta (de várias modalidades) e, sobretudo, ações de marketing.
As marcas Nike e Adidas não são somente logos que estampam e que fabricam as camisetas dos clubes de futebol em todo o mundo. Existe muito por traz disso tudo. Basta reparar nos principais times de cada país. A rivalidade e a paixão se transporta para a camisa, que já foi um manto sagrado e agora, para muitos, é um mero pedaço de pano. Começaremos pelo Brasil. Primeiro foi no Rio de Janeiro. A Adidas chegou e começou a fabricar a camisa do Fluminense. Alguns anos depois chega a Nike e faz um contrato milionário, inclusive renovado neste ano, por mais cinco temporadas com o Flamengo. Logo depois, novamente a norte-americana Nike chega a São Paulo e patrocina o Corinthians. Anos depois, o Palmeiras, que já havia sido patrocinado pela Adidas.

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