quarta-feira, 28 de setembro de 2011

As maiores rivalidades do mundo business (Parte 2)

Skol vs Brahma

Skol é uma marca de cerveja de propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg com licença para ser fabricada no Brasil pela AmBev. cerveja Brahma Chopp em barril foi lançada em 1888, e em garrafa, em 1934. A garrafa de 300ml foi lançada em 1967; cinco anos mais tarde, em 1972, foi lançada a Brahma Chopp lata, e, em 1993, a long neck. A Skol e Brahma são as marcas mais populares de cerveja no país. São os grandes anunciantes da TV brasileira




 Microsoft vs Apple

De longe Apple e Microsoft  são as duas empresas com mais história nesse mundo da tecnologia  e computação… Não há nenhuma outra empresa ao mesmo nível de popularidade e também de qualidade.Bill Gates era um estudante fascinado por computadores e se dedicava a estudar lógica e linguagens de programação. Desenvolveu um sistema operacional juntamente com seu amigo Paul Allen para o computador Altair baseado em Fortran, esse foi o inicio do sucesso de Bill. Steve Jobs também era fascinado por computadores, mas ao contrario de Bill, Steve se aprimorou na área de hardware, ou seja, no desenvolvimento de computadores. A sua idéia era criar computadores pessoais (PC’s), pois até então somente as grandes corporações tinham acesso aos computadores. Após várias tentativas fracassadas finalmente Steve ganha o reconhecimento de sua idéia, então surge a Apple. Com o passar do tempo novos projetos são criados e comprados, com estas uniões surge o Macintos, uma inovação para a época, um computador pessoal com sistema operacional totalmente gráfico e com inúmeras novidades, entre elas o mouse. Bill Gates com o passar do tempo percebe que o seu sistema desenvolvido em Fortran para o Altair era inútil para o novo conceito de Pc’s, então compra o sistema da Companhia Seattle e o denomina de DOS, este novo sistema fazia a comunicação entre usuário e máquina via linha de comando e era distribuído na nova linha de computadores da IBM. Mas ao saber da existência de um sistema gráfico no Macintosh, Bill determina a seus programadores que criem um sistema semelhante, que ficou sendo o Windows.
Quando se trata de Microsoft e Apple, a batalha é acirrada para determinar quem está ganhando no mundo tecnológico. No uso de computadores, por exemplo, a Microsoft está à frente. No entanto, a Apple passou a construir um negócio lucrativo após o outro.


General Motors vs Toyota
A montadora de automóveis norte-americana foi fundada em 1908 sendo na altura a empresa proprietária da Buick. No ano seguinte a GM adquiriu as marcas Cadillac, Oldsmobile, Pontiac e a Chevrolet, totalizando mais de 30 empresas até 1930. Em 1923, Alfred Sloan Jr assumiu a presidência do grupo, na altura responsável pela comercialização de 10% no mercado americano. Quando saiu, em 1956 a GM era já a maior montadora de automóveis do mundo. Já Toyota Motor Corp. (TMC) é uma empresa produtora de automóveis com sede na cidade de Toyota, província de Aichi. Além da marca Toyota, é proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu. É o maior fabricante de automóveis do mundo. Desde que a Toyota passou pela 1ª vez a GM em vendas, primeiro trimestre de 2007, após uma hegemonia de mais de 70 anos da rival, as duas empresas vem se revezando no posto de maior montadora em veículos vendidos. É uma questão de tempo para a Toyota obter a hegemonia em vendas e ficar isolada como a maior montadora do mundo.


Visa vs Mastercard             
Visa é uma joint venture de 21.000 instituições financeiras que fornecem serviços de cartão de crédito e débito sob esta marca. Está estabelecida em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. A Visa conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios, o que lhes permite usar a moeda digital, em vez de dinheiro e cheques. A Mastercard iniciou suas atividades em 1947, numa época em que diversos bancos norte-americanos começaram a fornecer a seus clientes um papel que poderia ser utilizado como dinheiro vivo para compras em lojas locais. As duas maiores bandeiras de meios de pagamento do mundo. A Visa atua em 170 países e territórios. Além da marca Visa, engloba o Visa Electron, Plus e Interlink. A Mastercard atua em 210 países e territórios e engloba as marcas Maestro, Cirrus e PayPass. Nas pesquisas de ciência de marca, a Visa está ligeiramente na frente. No entanto a campanha de propaganda da Mastercard “Não tem preço” é com certeza a mais lembrada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário